Petição para conceder asilo no Brasil para Edward Snowden passa de 1 milhão de assinaturas

Petição para conceder asilo no Brasil para Edward Snowden passa de 1 milhão de assinaturas
Rodrigo Rodrigues, Terra Magazine

"Lançada pelo companheiro brasileiro do jornalista Glenn Greenwald (jornal "The Guardian"), David Miranda, há pouco mais de um mês, a campanha de arrecadação de assinaturas para conseguir asilo político no Brasil para o ex-técnico da CIA Edward Snowden já passa de um milhão de assinaturas.
Tido como espião pelo governo dos Estados Unidos por revelar documentos secretos de como os norte-americanos espionavam a vida de pessoas comuns ao redor do planeta, Snowden é personagem central do que se convencionou chamar de “nova ordem mundial da transparência”. 
Snowden teve acesso às informações que vazou quando prestava serviços terceirizados para a Agência de Segurança Nacional (NSA) no Havaí. Entre os segredos revelados pelo jovem de apenas 29 anos estão detalhes sigilosos de como os norte-americanos utilizavam programas de vigilância usando servidores de empresas como Google, Apple e Facebook, que davam anuência para as ações de vigilância em vários países da Europa e América Latina.
O sucesso da petição on-line obrigou David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald – que mora no Brasil – a rever para cima o número de assinaturas da campanha. A meta de 1 milhão de assinaturas passou para 1,250 milhão. 
Até agora já foram arrecadadas 1,073 milhão de assinaturas, conforme reprodução dos site azaaz.org logo abaixo. 
No texto da petição, Mirando destaca a necessidade do Brasil acolher Snowden e fala sobre como as revelações trazidas por ele forçaram o jovem a ter uma vida de privações em Moscou, onde atualmente o espião está exilado.
“Edward Snowden desistiu de tudo para trazer à luz a operação de megaespionagem feita pelos EUA contra o Brasil e o restante do mundo inteiro. Seu passaporte foi revogado por seu próprio país e agora ele está preso em um limbo jurídico em Moscou, com um visto de um ano de duração. O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global. É hora de oferecer a Edward Snowden asilo imediato no Brasil!”, diz Miranda. 
Apesar do abrigo de Snowden na Rússia, o companheiro de Glenn Greenwald diz que o Brasil é o país mais adequado para receber o espião porque foi o único do mundo “cuja presidente fez um discurso veemente na ONU denunciando a espionagem, é o Brasil. Nosso governo deveria oferecer asilo imediato ao Edward Snowden”, justifica.
“Se Snowden estivesse no Brasil, é possível que ele pudesse fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão invadindo a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger. . Edward Snowden acabou de mandar uma carta para a senadora Vanessa Grazziotin e para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado, que investiga a espionagem, explicitando seu desejo em contribuir com o debate e ajudar a imprensa a entender melhor a natureza desse regime ilegal de espionagem”, declara no texto o brasileiro David Miranda.
Snowden solicitou asilo político a 22 países diferentes, entre eles o Brasil. Venezuela, Equador e Rússia foram até agora as únicas nações que decidiram expontaneamente abrigar o ex-ex-técnico da CIA
A petição completa de asilo a Edward Snowden pode ser conferida clicando aqui.

Comentários